Como Aproveitar a Black Friday

Finanças Pessoais

Como Aproveitar a Black Friday

A Black Friday é um evento que ocorre nos Estados Unidos na quarta sexta-feira de novembro logo depois do feriado de Thanksgiving Day (ou Dia de Ação de Graças) e foi “importado” pelos lojistas brasileiros em 2010 através de um evento que reuniu diversas lojas de varejo em um evento totalmente online.

Acredita-se que o termo Black Friday surgiu na Filadélfia, na década de 1960 em que as pessoas aproveitavam o feriado da sexta-feira para ir às compras. Devido a grande movimentação de pedestres e ao intenso tráfego, os policiais, que tinham muito trabalho para organizar tudo, criaram a expressão para designar os transtornos que vivenciavam nesta data.

O intuito da Black Friday no Brasil é fazer uma mega promoção, oferecendo descontos que podem chegar a até 80% em todos os tipos de produtos: roupas, eletrodomésticos, smartphones, notebooks, livros e muito mais. Este evento beneficia consumidores que aproveitam para realizar compras mais baratas e lojistas que aproveitam o momento para esvaziar os estoques e receber os novos produtos para as vendas de Final de Ano.

Ou seja, não podemos perder esta “oportunidade única” de comprarmos diversas coisas baratas, certo?

ATENÇÃO: Tome muito cuidado se você pensa assim, pois é exatamente com este pensamento que muitas pessoas perdem o controle das finanças, endividando-se com compras parceladas de itens que muitas vezes elas nem precisavam realmente.

E por que isso acontece? O fato é que muita gente se anima ao ouvir os termos “promoção” ou “desconto” e já começa logo a pensar em quantas coisas poderá comprar e não pára e analisa se realmente precisa daquele item ou não.

Você deve encarar a Black Friday como um evento onde você irá comprar coisas que necessita obtendo um desconto que provavelmente não seria possível em uma situação normal. Não pense no evento como uma “oportunidade única” de adquirir algo.

Por isso, segue abaixo alguns cuidados que você deve seguir para aproveitar bem este evento sem comprometer as finanças:

1. Compre apenas o que você necessita

Existe uma diferença entre querer algo e necessitar de algo, e muitas vezes não conseguimos fazer esta separação claramente, pois queremos tanto alguma coisa, que ela parece ser imprescindível na nossa vida.

Sendo assim, o ideal é que, antes de você decidir comprar algo, é importante você parar e fazer uma reflexão sobre o que está querendo comprar. Faça as seguintes perguntas antes de comprar um item:

  • Este item é realmente importante para mim?
  • Quais os benefícios ele proporcionará na minha vida?
  • Caso eu não compre agora, isso prejudicará a minha vida?

O mais importante de tudo é você realizar uma compra consciente, ou seja, comprar o que realmente você precisa. Este ponto é fundamental, pois se você se deixar levar pelas propagandas, pode acabar comprando algo que não necessita somente porque está na promoção.

2. Planeje seu orçamento

Outro aspecto importantíssimo é avaliar se o que você deseja comprar não compromete suas finanças. Para isso, você deve avaliar seu orçamento e verificar se o item a ser comprado “cabe no seu bolso”.

Neste ponto ainda, é importante avaliar se é possível adquirir o item a vista ou parcelado (cuidado para não comprometer seu orçamento futuro!)

Como estamos próximos do final do ano, você pode pensar: Vou usar meu 13º salário! Lembre-se porém de fazer as contas, pois junto com o 13º salário, chegam as contas do começo do ano como IPTU, IPVA, material escolar e diversas outras despesas, que muitas vezes são ignoradas no orçamento e quando chegam desestruturam nossas finanças.

3. Pesquise

 Compare os preços entre uma loja e outra, utilizando os sites de comparação de preços. Somente assim você terá certeza de que o desconto oferecido realmente vale a pena.

A Exame publicou um artigo muito interessante onde ela cita alguns sites que podem auxiliar na busca pelas melhores ofertas. O título do artigo é 10 sites que mostram as melhores promoções da Black Friday, caso queira dar uma olhada.

Além disso, garanta que o site em que pretende realizar a sua compra é seguro (uma das formas é verificar se o site tem um cadeado na barra de endereço). Preferencialmente compre em sites conhecidos, evitando assim algum transtorno na entrega da sua mercadoria.

Ao realizar sua pesquisa, o ideal é que também faça avaliação nas lojas físicas, pois nelas você possui a vantagem da negociação, que não é possível pela compra on line.

4. Guarde o comprovante da sua compra

Após realizar a sua compra, faça um print da tela de confirmação da compra e salve no seu computador. Além disso, normalmente os sites enviam e mails com o comprovante da sua compra. Não delete este e mail. Estas são as formas que você terá para comprovar que realizou a compra caso tenha algum problema com a entrega.

Ao receber o produto, guarde a nota fiscal. Dessa forma você poderá exercer o seu direito de consumidor caso tenha eventuais problemas futuros com o produto adquirido.

Conclusão

O intuito deste artigo foi informar sobre como aproveitar a Black Friday sem comprometer as suas finanças.

A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para comprar o que você precisa obtendo descontos. Se você planeja comprar os presentes de Natal, por exemplo, talvez esta data seja uma excelente oportunidade para aproveitar os descontos e antecipar as compras.

Se eu tivesse que resumir este artigo em apenas algumas palavras, diria:

A grande questão aqui é se planejar, pesquisar e não comprar por impulso!!!

Espero poder ter contribuído para que você realize suas compras de forma consciente.