É preciso ser rico para ser feliz?

Finanças Pessoais

É preciso ser rico para ser feliz?

As maioria das pessoas pensam o tempo todo em ser ricas: se eu fosse rica poderia viajar para onde eu quiser, poderia comprar o que eu quiser, não precisaria mais trabalhar, eu seria mais feliz e por aí vai.

O que essas pessoas esquecem, é que, felicidade e riqueza não estão diretamente ligadas. Eu mesmo conheço pessoas ricas e felizes; pessoas ricas e tristes; pessoas pobres e felizes e pessoas pobres e tristes.

O que eu quero dizer com tudo isso? Que não podemos atrelar a nossa felicidade a nossa condição financeira. Você já disse alguma vez: quando o meu salário dobrar eu estou feito, porque vou poder realizar tudo o que eu quiser! Mas pare e reflita um pouquinho: Você já ganhou a metade do que você ganha hoje? Se a resposta é positiva, então significa que seu salário já dobrou e por que você continua esperando que ele dobre novamente para ser feliz?

Você entende que se o seu salário dobrar hoje e daqui a um ano provavelmente você estará usando a mesma frase: quando o meu salário dobrar eu vou poder realizar tudo o que eu quiser…. ou seja, um ciclo vicioso…

O que fazer para mudar essa condição então?

Precisamos aprender a administrar as nossas finanças para que possamos gastar menos do que ganhamos. Este é o segredo para quem quer ficar rico: gastar menos do que se ganha.

Mas por que não conseguimos gastar menos do que ganhamos? Porque vivemos em mundo totalmente consumista. Somos bombardeados o tempo todo por propagandas e comerciais de compra de coisas que muitas não precisamos, mas a forma como o marketing coloca parece que se não tivermos aquele item não poderemos ser felizes. E além disso, não aprendemos nem conversamos com as pessoas sobre Educação Financeira.

É por isso que é extremamente importante não aliarmos a nossas felicidade a quantidade de dinheiro que possuímos. Quando fazemos isso, estamos a todo momento querendo consumir algo mais caro, e mais novo, e mais potente que muitas vezes, ao adquirirmos não nos causa aquela sensação de felicidade. E esquecemos que existem muitas possibilidades de realizarmos o que queremos sem gastar tanto dinheiro assim. Por exemplo: um passeio no parque da cidade com seus amigos ou com sua família pode ser uma opção de diversão que não tem um custo muito alto ou então reunir a família e os amigos para um almoço em casa… Quando foi a última vez que você fez isso?

Para mim o conceito de riqueza é ter renda suficiente para pagar as minhas contas de forma que eu possa ter liberdade para escolher o que eu quero fazer. E o conceito de felicidade está em poder estar próximo dos meus amigos e familiares e não a ter coisas caras. Riqueza para mim é ter tempo livre para que possa utilizar da forma que eu desejar!

Faz sentido pra você o que eu falei? Conte pra nós o que é ser rico para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *